segunda-feira, 25 de outubro de 2010

CURSO: Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com asTIC.
UNIDADE: IV – Currículo, Projetos e Tecnologia
ATIVIDADE: 1 – Pensado sobre Possíveis Mudanças e Possibilidades de Contribuições Tecnologias.
CURSISTA: Neuza Cândida da Silva
TUTORA: Ildeny Alves Costa
DATA: 25-10-2010.

Na Sociedade do conhecimento se busca constantemente novos aprenderes através da diversidade de informações que estão disponíveis em nosso cotidiano. No entanto, essas novas expressões de comunicação e informação devem ser vistas e incorporadas à educação, como instrumentos que possibilita a inclusão e acessibilidade dessa sociedade no contexto geral.
O Curso Aprendendo e Ensinando com as TIC, vem proporcionar melhor compreensão e entendimento sobre a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação, no acompanhamento da complexidade das mudanças que acontecem de forma rápida (a imagem do século XXI – a internet) e a sua contribuição para a evolução e transformações das mesmas.
Após leitura e análise sobre o texto de Pedro Demo, observei a grande evolução que houve de uma determinada época para cá com relação aos estudos, pesquisas e recursos utilizados no contexto educacional. Porém, processar e manter atualizado tais informações integrando-as ao conhecimento já adquirido é necessário que se busque a cada dia a construção de um conhecimento que vá de encontro e essa pluralidade de informações e saberes.
A utilização das tecnologias disponíveis no século XXI para melhorar os resultados da aprendizagem em cada área do conhecimento, de forma competente irá subsidiar essa nova visão de sociedade que interage de forma direta com os meios de comunicação, informações estas que estão impregnadas aos meios tecnológicos.
Ainda sobre o contexto da educação, vejo que a modernização da educação é um caminho interdisciplinar, e que exige uma contextualização por parte do professor, percebe-se daí a relevância da escola avançar sua caminhada juntamente com o processo de mudanças, apropriando-se da tecnologia no âmbito escolar, garantindo assim o acesso e permanência dos alunos na escola e também sua inserção na sociedade da informação, e que todos os profissionais da educação precisam conhecer os desafios a enfrentar com relação às Tecnologias em educação, e entender que os mesmos acontecem em todas as esferas sociais, buscando formas de garantir o uso desses equipamentos de forma crítica e consciente para então, superar a dificuldades exercendo a assim sua cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário