quinta-feira, 20 de maio de 2010



ATIVIDADE 1



Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo
Cursista: Neuza Cândida da Silva
Tutora: Ildeny Alves Costa

Para Refletir...
“O professor que pensa certo deixa transparecer aos educandos que uma das

bonitezas de nossa maneira de estar no mundo e com o mundo, como seres

históricos, é a capacidade de estar, intervindo no mundo, conhecer o mundo.”
Paulo Freire




Quem Sou Como Professor e Aprendiz?


Sou Neuza Cândida da Silva, natural de Iporá-GO, graduada em Pedagogia com Licenciatura plena para lecionar nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental pela UNITINS pós graduação em Orientação Educacional pela UNIVERSO e Gestão Educacional EADECON trabalho na educação desde 1985, estou há 8 anos com funções diferenciadas na DRE; atualmente na função de protocolo. Estou junto com vocês encarando mais um desafio e muito feliz em estar ampliando e modificando meus conhecimentos, procurando acompanhar os avanços e adequar às mudanças para melhorar meu desempenho pessoal e profissional, Porque através de uma mudança pessoal e profissional é que se começa a refletir sobre a mudança da escola para uma escola que incentive a imaginação, a leitura prazerosa, a escrita criativa e favoreça a iniciativa a espontaneidade, o questionamento e a inventividade, promovendo a vivencia, a cooperação, o diálogo, a partilha e a solidariedade.
Como professora aprendiz, sou uma educadora que procura sempre interagir minhas experiências com as pessoas as quais convivo e partilhar as suas idéias. Considera a vida um eterno aprendizado, às vezes quando penso que estou ensinando estou eu aprendendo, procuro aguçar o interesse e a curiosidade dos alunos para inovar seus conhecimentos e prepará-los para utilizar os novos sistemas tecnológicos para que correspondam as necessidades estruturais da atual conjuntura das empresas e ingressar no mercado de trabalho, acompanhando as mudanças sociais e no cotidiano escolar. Assim sendo, tornarão cidadãos ativos, capazes do exercício da cidadania.
A globalização das mudanças tecnológicas, culturais e científicas, torna-nos constantes aprendizes, pois não há como prever quais serão os conhecimentos necessários, e a interatividade pessoal é primordial para que haja efetivamente este crescimento pessoal e social. Tenho consciência do meu papel de educadora e profissional, que deve lutar por formação, boas condições de trabalho e, acima de tudo por informações que geram aprendizagens de qualidade para serem disseminadas com os alunos, proporcionando assim, aquisição de conhecimento com qualidade.
É relevante entender que a aprendizagem é uma atividade contínua, e devemos estar adequando às mudanças necessárias, por que num mundo contemporâneo é necessário questionar e mudar certos pressupostos que fundamenta a concepção de aprendizagem, principalmente a educação. Sinto-me confortável quando isso acontece e ao mesmo tempo com receio, por que o trabalho do professor é sempre de expectativa e só podemos avaliar o bom desempenho conforme os resultados alcançados.
Observo que atualmente a complexidade de informações e os avanços tecnológicos têm angustiado muito nós professores, e percebemos que a escola não consegue desenvolver um trabalho eficiente que atenda os anseios de nossos alunos acarretando um longo distanciamento entre o ensino e praticas social.
A realização de cursos na área promove maior envolvimento na forma de utilização da tecnologia pelos professores e alunos, descobrindo novos horizontes para acompanhar a evolução.

Um comentário:

  1. Neuza, concordo quando você diz que o hipertexto é uma forma de se trabalhar organizado como também uma nova abordagem de informações tecnologicas que orienta o usuário acessar, articular e comparar dados.

    ResponderExcluir