O que é Hipertexto?
Conceituar hipertexto é fazer uma viagem entre a linguagem verbal, não verbal e digital, por um mundo no qual eu não conhecia. É composto de vários princípios: multiplicidade, heterogeneidade, metamorfose, potencialidade, complexidade, conectividade. Estou surpreendida com tanto poder de informações, pois dessa forma o texto que antes era superficial, assim se torna um organizador eficaz de toda e qualquer dúvida existente.
O hipertexto é uma nova abordagem de informações tecnológicas que orienta o usuário a acessar, articular e comparar dados, conectados por linkes, permite diversas maneiras compartilhado com outros usuários de agregar: textos, gráficos, música e vídeos, etc, essas informações se articulam por diferentes formas.
O mesmo permite trabalharmos de duas formas complementares: Na forma de usuário, a navegação entre os nós e links do documento, numa interação autônoma - o leitor constrói seu texto à medida que forma sequências diferenciadas e conforme seu interesse. Na forma de autor, cria-se uma rede entre as informações do hipertexto e os elementos midiáticos que o amplificam. Em ambas as formas, a lógica da exploração do documento não é linear.
Confesso que fiquei eufórica com essa experiência e muito curiosa, minha imaginação já fez inúmeros links, buscando como trabalhar com os alunos tais informações. Acredito que esse trabalho incentiva o aluno a buscar, a descobrir novas fontes de conhecimento, fazendo dele um navegador assíduo. Pois existem muitas fontes de pesquisas, assim adquirirá o prazer em tentar, uma vez que os alunos adoram enfrentar desafios e as vantagens para conseguir o que deseja estão à vontade, como também na prática de produções de textos.
Gostei do conceito que fizeste sobre o que é hipertexto, pois voce refletiu sobre sua abordagem de informações tecnológicas que, ao mesmo tempo que orientam o usuário a acessar, articulam e comparam dados, conectados por linkes, permite também, utilizar diversas maneiras de compartilhar com outros usuários no sentido de agregar textos, gráficos, música e vídeos, enfim, tais informações se articulam por diferentes formas que são fundamentais para aquisição de conhecimento na área tecnológica.
ResponderExcluirRosa Barros 1º/06/2010
Parabéns pela postagem e também pela organização do blog.
ResponderExcluirCom certeza utilizaremos tais recursos em nossas práticas diárias.
Gostei da co-relação estabelecida nos inumeros recursos tecnologicos disponiveis , isso é um reflexo da evolução , e principalmente da interação que um simples acesso podemos agregar saberes aos nossos conhecimentos tecnológicos.
ResponderExcluirAchei interessante sua colocação sobre o hipertexto, pois vc deu várias possibilidades de usar essa ferramenta na sala de aula.
ResponderExcluirNeusa, gostei muito das suas colocações sobre hipertexto, vc fez uma vigem nas tecnologias e suas beneficiências a nós educadores alunos, emfim a todos que tem acesso a mesma. Parabens! vc é d+....
ResponderExcluirVocê brilhou na exibição dos princípios inerentes ao hipertexto. Mas é isso mesmo: a não linearidade leva até mesmo ao não engessamento do gênero, visto a possiblilidade de tantas andanças pela vastidão deles...
ResponderExcluir